2015/02/10

Drone voador para salvamentos resiste a todo o tipo de colisões


Os pequenos drones estão a tornar-se cada vez mais populares, e todos os dias surgem novas ideias de como os utilizar de forma útil. Para missões de procura e salvamento o pequeno GimBall recorreu a uma táctica original para o tornar à prova de colisões em espaços complicados.

Como já vimos, não é necessário muita coisa para fazer com que um drone rapidamente se torne numa "estrela cadente" que se estatela no solo. Se isso acontece no exterior, imagine-se como seria no interior, em espaços confinados cheios de obstáculos.

Este Gimball recorre a um sistema que lhe permite utilizar os obstáculos em seu proveito, usando um "pára-choques" giroscópico a 360º. Isto permite-lhe não só bater nos obstáculos e continuar o seu caminho sem problemas, como também rebolar pelo chão ou por tubagens de diâmetro reduzido, e com a vantagem adicional de ser seguro para operar próximo de pessoas sem que haja receio de se ser ferido pelas suas hélices.

Não me custa imaginar que em breve surjam muitos mais drones com "pára-choques" deste tipo... só de pensar no que se poupará em hélices que se evitam ser partidas... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)